quinta-feira, 22 de julho de 2010

CHINA EM ALERTA, APÓS CHEGADA DE TUFÃO


Chuvas torrenciais já deixaram mais de mil mortos e desaparecidos em todo o país

O governo da China colocou em alerta as Províncias de Guangdong, Hainan, Guizhou e Hunan, no sul do país, por causa da chegada do tufão Chanthu à costa do país nesta quinta-feira (22), informou a agência oficial Xinhua.

As autoridades chinesas, que também alertaram a região autônoma de Zhuang, temem que o fenômeno possa devastar partes do sul do país, que já foram muito afetadas pelas chuvas torrenciais das últimas semanas.

De acordo com o último levantamento do Ministério de Assuntos Civis e do Escritório Estatal de Controle de Inundações e Seca, o mau tempo provocou a morte de 701 pessoas e o desaparecimento de outras 347 em 2010.

Segundo a Xinhua, o tufão Chantu, o terceiro da temporada, chegou ao território chinês na cidade costeira de Wuchuan, na Província de Guangdong, no sul da China, no início da tarde desta quinta-feira (22) pelo horário local (início da madrugada em Brasília).

O governo orientou os governos locais - especialmente aqueles de áreas já afetadas por chuvas e deslizamentos - a monitorar de perto o desenvolvimento do tufão e enviar a população para locais protegidos.

As autoridades chineses também pediram a moradores de áreas de risco que se dirijam a outras regiões ou procurem os abrigos montados públicos montados pelo governo antes da chegada do tufão.

As perdas materiais diretas causadas pelas chuvas na China somam R$ 36 bilhões (142 bilhões de iuanes), com 645 mil casas derrubadas e 7 milhões de hectares de cultivo comprometidos.

Esses dados só são comparáveis, na história recente da China, com a situação vivida há doze anos, quando as inundações no rio Yang Tsé, o de maior vazão país, mataram 4.150 pessoas e provocaram a retirada de mais de 18 milhões de moradores.

Fonte: R7.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário