quinta-feira, 22 de julho de 2010

Após vendaval, Brigada chama soldados de folga para atender a Serra


Estragos em Canela podem ter sido causados por um tornado

A Brigada Militar da Serra convocou o efetivo que estava de folga para atender os moradores atingidos pelo vendaval e pela chuva forte que cai nas cidades de Gramado e Canela, na Serra gaúcha, na noite desta quarta-feira. Conforme a estação do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em Canela, o vento alcançou 123,8 km/h. Cerca de 30 casas foram destelhadas e a rodovia que leva à Gramado está fechada. A partir dos relatos de moradores, a MetSul Meteorologia acredita que um tornado pode ter atingido a região.

“Chamamos o efetivo que estava de folga e estamos em contato com as prefeituras locais para ter noção do que está acontecendo”, afirmou o coronel Marcelo Frota, comandante do Batalhão Turístico de Gramado. “Estamos tomando medidas preliminares e preventivas”, completou.

De acordo com o oficial da Brigada Militar, o vento forte ocorreu por volta das 20h40min. A ventania chegou a destelhar a churrascaria Zelão e o posto da Unimed, entre Gramado e Canela, segundo Frota. Cerca de uma hora depois, a chuva continuava forte, mas a força dos ventos diminuiu.

"Foi de uma hora para outra o vendaval. Estamos sem luz aqui em casa", disse Adriano Gloeden, morador do bairro Palace Hotel, próximo ao centro de Canela.

Mais de 10 mil clientes estão sem luz na Serra

A Rio Grande Energia (RGE) confirmou 10,2 mil pontos sem luz, na Serra gaúcha, em função do vendaval. Há 5,7 mil clientes desabastecidos em Canela, conforme a concessionária. Em Bento Gonçalves, a tela de uma obra de construção civil atingiu a rede elétrica, deixando mais 4,5 mil sem luz. Equipes trabalham para restabelecer o sistema, mas ainda não há previsãoo.

Chuva deve permanecer na metade Norte do RS nesta quinta-feira

Para quinta-feira, o ingresso de ar seco e frio permite a diminuição da nebulosidade no Sul e parte do Oeste, onde o sol aparece e a temperatura será menor ao amanhecer. No Norte, parte do Centro e no Nordeste do Estado o dia será de muitas nuvens e chuva que pode ser forte, sobretudo no Norte gaúcho. A preocupação passa a ser com o nível dos rios da região, como o Uruguai, Caí e Sinos.

Fonte: Correio do Povo e MetSul

Nenhum comentário:

Postar um comentário